Ricardo Porém de MINI nas 24 Horas de Fronteira


• Depois de alcançar o título nacional do Agrupamento T2, o piloto marcará presença nas 24 Horas de Fronteira, prova que marca o encerramento da temporada.

• O jovem leiriense participará com Mário Raposo, Luís Carvalho e Carlos Vieira, equipa que vai a Fronteira estrear o MINI Off Road.


Ricardo Porém regressa à competição já no próximo fim-de-semana, naquela que é a corrida que encerra a temporada de 2010, mas que acima de tudo é a grande festa do Todo-o-Terreno, as 24 Horas TT Vila de Fronteira que celebram este ano a sua 13ª edição. O jovem leiriense aceitou o convite feito pela equipa para integrar a formação que irá estrear o MINI Off-Road em competição. Trata-se de um carro com chassis tubolar e motor Nissan a Gasolina com cerca de 280 cavalos.
Ricardo Porém vai acompanhar Mário Raposo, Luís Carvalho e Carlos Vieira nesta grande aventura que são as 24 Horas, onde a regularidade será mais importante que a velocidade. A equipa espera terminar a corrida sem problemas e assim um bom resultado acabará por aparecer.

O campeão Nacional de T2 está muito "contente por poder participar nas 24 Horas. É uma prova com uma mítica muito especial, onde o convívio está acima da competição. Agradeço o convite feito para integrar a equipa e pilotar o MINI OFF ROAD, darei o meu melhor para ajudar a equipa a alcançar os objectivos.", Afirmou o piloto.

A corrida tem início na Sexta-Feira, com os treinos cronometrados às 14 horas. No Sábado as 24 Horas começam a contar à partir das 12 Horas, altura em que se dará a partida para esta corrida de resistência.
Read more

Ricardo Porém brilhou em Portalegre


• A dupla Ricardo Porém/Manuel Porém confirmaram a conquista do campeonato com mais uma excelente exibição na última prova da temporada;

• O piloto alcançou mais uma vitória no T2 e um 5º lugar à geral, sendo assim brindado com um 3º lugar à geral no CPTT.


Depois de terem confirmado a conquista do campeonato, no Rali TT Terras da Raia, os manos Porém regressaram à competição na mítica Baja Portalegre 500, prova que serviria para consagrar os jovens campeões. Assim a dupla entrou na prova sem qualquer tipo de pressão e no prólogo obteve um bom 13º lugar à geral e uma 3ª posição entre o agrupamento T2. A forte queda de chuva ao longo de toda a Sexta-Feira fazia prever que iríamos assistir a um Portalegre como antigamente, algo que se pôde confirmar ainda na Super Especial.

No Sábado havia para disputar cerca de 400 Km’s cronometrados e a chuva também não deu tréguas aos pilotos durante todo o dia. Ricardo Porém não teve a sorte do seu lado no primeiro Sector Selectivo, com cerca de 180 Km’s, onde foi vítima de um furo que o fez perder algum tempo e assim, quando ainda não tinha alcançado a primeira metade da prova, o piloto estava na 20ª posição. Contudo a parte da tarde trouxe muitas surpresas e com uma prestação notável, a jovem dupla leiriense conseguiu alcançar a 3ª posição no Sector Selectivo, que lhe permitiu terminar numa excelente 5ª posição da Geral e alcançar assim mais uma vitória no Agrupamento T2, numa prova que era pontuável para a Taça FIA de Bajas.

Esta fabulosa exibição permitiu que a dupla não só cimentasse a liderança do Agrupamento T2, mas permitiu também que alcançasse ainda um excelente resultado à geral no campeonato. Ricardo Porém subiu à terceira posição da geral no CPTT, atrás de Filipe Campos e José Dinis Lucas.

No final da corrida que encerrou a temporada Ricardo Porém não escondia toda a sua felicidade: “Foi uma prova bastante difícil, pois a chuva e a lama trouxeram-nos dificuldades acrescidas. No sector da manhã acabámos por não conseguir transformar o nosso bom andamento em resultados, visto que furámos por volta do Km 50 e tivemos ainda alguns problemas eléctricos no carro. Partimos para o SS3 dispostos a dar tudo para recuperar a desvantagem que tínhamos para o primeiro classificado do T2.”, afirmou o piloto que acrescenta: “Acabámos por conseguir vencer no Agrupamento e ainda atingir um brilhante 5º lugar à geral, ainda que um furo nos tenha voltado a fazer perder tempo quando faltavam cerca de 50 Km’s para o fim. Tal como queríamos fechámos o ano com “chave de ouro”. É uma sensação fantástica. Foi o concretizar de um sonho”, terminou.

Classificação Final:

Geral:

1º Krysztof Holowczyc; 2º Filipe Campos + 8min33s; 3º Joan Roca Vila + 19min24s; 4º Henrique Silva + 31min20s; 5º (1º T2) Ricardo Porém + 38min19s.

CPTT 2010:

T2:
1º Ricardo Porém - 139 pontos;
2º José Camilo Martins - 101 pontos; 3º Américo Antunes - 95 pontos.

Absoluto:
1º Filipe Campos - 45 pontos; 2º J. Dinis Lucas - 37 pontos; 3º Ricardo Porém - 31 pontos.
Read more

Ricardo Porém foi 3º na Super Especial


• Muita chuva e lama marcaram o prólogo da 24ª Baja Portalegre 500, onde Ricardo Porém obteve o 3º melhor tempo entre os concorrentes do agrupamento T2

Teve hoje início a 24ª Baja Portalegre 500, a última prova do campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, onde os irmãos Ricardo e Manuel Porém serão consagrados Campeões Nacionais de T2, feito que alcançaram matematicamente após o Rali TT Terras da Raia.

Ricardo Porém estava, antes da prova, bastante entusiasmado pois esta é uma corrida que lhe permitirá desfrutar ao máximo, sem qualquer pressão de resultados. Ainda assim o piloto prometia andar depressa e foi o que fez ao rubricar o 3º tempo entre os concorrentes do agrupamento T2 e ainda a 13ª posição da classificação geral, no prólogo de 5,5km’s disputado hoje. As condições meteorológicas não foram as mais favoráveis com a chuva a “tomar conta da tarde” em Portalegre. Com a muita chuva que caiu o piso ficou também muito enlameado e consequentemente muito escorregadio, o que dificultou a “vida” do piloto.

No final do Prólogo o piloto afirmou: “O dia de hoje foi difícil pois a super especial estava bastante escorregadia e eu não me senti suficientemente confiante. Ainda assim conseguimos o 3º tempo entre os T2 e o 13º na geral.”.

Pensando do dia de amanhã Ricardo Porém afirma: “A verdadeira corrida começa amanha onde vamos tentar andar o mais rápido possível.”.

Amanhã os concorrentes irão disputar 2 sectores selectivos, um primeiro com cerca de 180Km’s e o segundo com cerca de 220Km’s. O primeiro concorrente vai para a estrada pelas 8 horas.

Classificação – Após Super Especial:
1º Miguel Barbosa; 2º Pedro Grancha +2,8s; 3º Filipe Campos +15,1s; … 13º (3º T2) Ricardo Porém + 35,2s.
Read more

Campeões Ricardo e Manuel Porém na Baja Portalegre 500

• Os já campeões de Portugal de T2 disputam no próximo fim-de-semana a 24ª Baja Portalegre 500, aquela que é a última jornada do campeonato

Disputa-se no próximo fim-de-semana a 24ª Baja Portalegre 500, a última prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, que tem a particularidade de contar para a Taça FIA de Bajas. Ricardo e Manuel Porém estão mais uma vez inscritos, naquela que será a prova que os consagrará campeões Nacionais de T2 em 2010. Depois de terem alcançado matematicamente o título em Castelo Branco, a dupla leiriense vai a Portalegre festejar o feito alcançado na época de estreia.

Esta é uma das duas provas internacionais que se disputa em solo português e é por isso mais longa e dura do que aquilo que é habitual no CPTT, mas é também a que mais história tem, sendo por isso considerada a prova rainha do Todo-o-Terreno português. A motivação está em alta no seio de toda a equipa, pois esta será uma corrida muito especial para os manos Porém, não só por festejarem aqui a sua primeira conquista, mas também por esta ser a prova onde se estrearam juntos no passado ano, com um UMM.

Ricardo Porém afirma que “O nosso objectivo já foi alcançado e vamos por isso encarar esta prova sem qualquer tipo de pressão.”, ainda assim o piloto vai “partir para a prova com o objectivo de vencer, pois estamos muito motivados com a conquista do Título, acrescentando o facto de esta ser a prova ‘rainha’ do Todo-o-Terreno português”.

O jovem piloto quer “fechar a época com "chave de ouro" e partilhar esse momento de festa com todos os que nos têm apoiado.”.

Espera-se uma corrida muito dura que tem um total de 405 Km’s disputados ao cronómetro. A corrida tem início na Sexta-Feira, com uma passagem pelo Prólogo, com cerca de 5,5 Km’s, a partir das 14h15.
Read more

Ricardo e Manuel Porém são Campeões Nacionais de T2


• A mais jovem dupla do campeonato realizou mais uma excelente exibição no Rali TT Terras da Raia, onde se classificaram em 8º da Geral e em 3º do agrupamento T2. Este resultado permitiu que a dupla festejasse já o seu primeiro Título, quando ainda falta uma corrida para o final do campeonato.

Depois de um primeiro dia que não tinha corrido de feição aos manos Porém, que tiveram problemas de travões no decorrer da Super Especial, na segunda e última etapa tudo foi diferente, com a jovem dupla a realizar mais uma excelente corrida que lhe valeu o 8º lugar à Geral e a 3ª posição entre o Agrupamento T2. Neste último dia os pilotos tiveram de enfrentar um longo e único Sector Selectivo com mais de 300 Km’s.

Ricardo Porém entrou para o Rali TT Terras da Raia com o intuito de garantir nesta penúltima prova do campeonato o seu primeiro Título nacional, naquela que está a ser também a sua primeira época no Todo-o-Terreno. O piloto entrou para a prova com 27 pontos de vantagem para o seu mais directo adversário e por isso estava nas mãos do jovem leiriense se a decisão do vencedor do campeonato de T2 seria já nesta prova ou se ficaria reservada para a última corrida do campeonato, em Portalegre. A prova não começou da melhor forma, pois o piloto foi vítima de problemas de travões ainda antes do Prólogo, o que não lhe permitiu averbar um bom tempo na dupla passagem pela Super Especial e consequentemente não lhe permitiu ter uma boa posição na estrada para o Sector Selectivo de 307 km’s.

O início do Sector Selectivo trouxe mais dificuldades para Porém, que teve também problemas de embraiagem logo nos primeiros Km’s. Ainda assim no primeiro CP o piloto já era líder do Agrupamento T2. Com o muito calor que se fez sentir na região de Idanha-a-Nova o pó também foi muito, o que dificultou a tarefa aos irmãos Porém. Assim a dupla limitou-se a levar a Nissan Navara ao fim da corrida e garantiram o 5º pódio da época, em 5 corridas disputadas. Ao terceiro lugar entre o T2 juntou-se a 8ª posição da Geral. Com este resultado a dupla sagrou-se campeã nacional de T2.

Após o fim da corrida Ricardo Porém estava naturalmente muito feliz: “Estou nas “nuvens”. É uma sensação fantástica. Foi uma prova bastante difícil, onde tivemos como principal adversário o pó. Conseguimos atingir o objectivo de terminar a prova à frente do nosso principal adversário, e isso valeu-nos o Título. Quero dedicar a nossa conquista a todos os que estiveram connosco durante a época, principalmente aos nossos patrocinadores, aos meus pais e à minha equipa de assistência, FERA RACING. Sem eles nada disto seria possível.”, afirmou o piloto.

Também Manuel Porém estava muito satisfeito e considera que este título “Foi o realizar de um sonho, ainda para mais ao lado do meu irmão. Não esperava que acontecesse tão cedo, o que só foi possível com o apoio de todos. A eles o meu muito Obrigado!”, referiu o jovem de 19 anos.

A próxima corrida disputa-se em Portalegre, nos dias 28, 29 e 30 de Outubro, onde a dupla estará presente.

Classificação Final:

Geral:

1º Filipe Campos; 2º J. Dinis Lucas + 30min04s; 3º Paulo Graça + 35min20s; 4º (1º T2) Américo Antunes + 37min55s; … 8º (3º T2) Ricardo Porém + 48min23s.

CPTT 2010:

T2:
1º Ricardo Porém - 119 pontos;
2º José Camilo Martins - 90 pontos; 3º Edgar Condenso - 89 pontos; 4º Américo Antunes - 82 pontos; 5º Francisco Gil - 73 pontos.

Absoluto:
1º Filipe Campos - 35 pontos; 2º J. Dinis Lucas - 31 pontos; 3º Miguel Barbosa - 26 pontos; 4º B. Moniz da Maia - 26 pontos; 5º Ricardo Porém - 23 pontos.
Read more

Ricardo Porém foi o 4º T2 na Super Especial


• O piloto efectuou as duas passagens pela super especial sem travões, devido à quebra de um tubo durante a primeira ligação

Teve hoje início o Rali TT Terras da Raia, prova pontuável para o CPTT e organizada pela Escuderia Castelo Branco, onde o piloto Ricardo Porém está a defender a liderança do campeonato com possibilidades de garantir já nesta prova o seu primeiro Título nacional. No dia de hoje disputou-se uma dupla passagem pela Super Especial de apenas 4,11 Km’s.

Ricardo Porém estava, antes da prova, bastante motivado para fazer uma boa super especial, mas a quebra de um tubo do sistema de travagem, ainda durante a primeira ligação do dia, impediu desde logo que o piloto de Leiria, acompanhado pelo seu irmão Manuel Porém, pudesse lutar pela vitória do agrupamento. Assim a dupla limitou-se a fazer chegar a Nissan Navara à assistência, onde o problema foi resolvido, estando assim tudo em condições para o Sector Selectivo de amanhã. Ainda assim Ricardo Porém rubricou o 4º tempo entre o Agrupamento T2 e ainda o 18º lugar da classificação geral.

No final da Super Especial o piloto afirmou: “Foi uma especial bastante difícil, devido ao problema do qual fomos vítimas. Limitámo-nos por isso a levar o carro até ao fim pois não podíamos comprometer o nosso resultado final.”.

Para o longo e único Sector Selectivo de amanhã o Ricardo Porém afirma: “Vai ser um sector difícil, o piso está super escorregadio e é bastante duro para as mecânicas. Queremos terminar a prova, amealhar o máximo de pontos possíveis e é por isso que vamos lutar”.

Amanhã os concorrentes irão disputar um único Sector Selectivo com cerca de 300 Km’s, com uma assistência intermédia e facultativa. O primeiro concorrente vai para a estrada pelas 13 horas.


Classificações – Após Super Especial:

Geral:

1º Filipe Campos; 2º Miguel Barbosa + 6,7s; 3º Rui Sousa + 17,7s; … 12º (1º T2) Américo Antunes +57,4s; … 18º (4º T2) Ricardo Porém + 1min14s.

Foto: Luís Marques
Read more

Ricardo e Manuel Porém perto do Título


• Os actuais líderes do Agrupamento T2 voltam à competição no próximo fim-de-semana, no Rali TT Terras da Raia onde pretendem assegurar o Título Nacional

Após uma longa pausa no campeonato e com a anulação da Baja do Clube Automóvel do Algarve, o CPTT 2010 recomeça nos próximos dias 24 e 25 de Setembro com o Rali TT Terras da Raia, onde Ricardo e Manuel Porém pretendem garantir o seu primeiro Título nacional, no agrupamento T2.

Ricardo Porém necessita de 14 pontos para garantir a vitória no campeonato e por isso, o piloto quer garantir o título já nesta corrida, a penúltima do campeonato. O Rali TT Terras da Raia é composto por uma dupla passagem numa super especial e por um único sector selectivo com cerca de 300 Km’s, que incluiu uma assistência facultativa e intermédia. Espera-se portanto uma prova dura que poderá “arrumar” as contas do Agrupamento T2.

Antes da corrida, Ricardo Porém afirma que irá “encarar esta prova com tranquilidade e conscientes que o nosso objectivo é amealhar o máximo de pontos possíveis para assegurarmos o Título.”.

O jovem piloto referiu ainda que “Vai ser uma prova muito difícil principalmente devido à nossa falta de ritmo, pois estamos parados à praticamente 3 meses.”.

Espera-se mais um difícil teste para a dupla, mas a equipa está optimista. A corrida começa Sexta-Feira, dia 24, com a dupla passagem pela Super Especial, a partir das 17h10.

Fotos: Luís Marques
Read more

Video: Ricardo Porém na apresentação do Rali TT Terras da Raia 2010

Read more

Brilhante vitória de Ricardo Porém


• Ricardo e Manuel Porém venceram a última etapa e o rali e estão agora destacados na liderança do campeonato

Terminou hoje o Rali TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech, onde os irmãos Ricardo e Manuel Porém participaram e obtiveram mais um excelente resultado, o que já tem vindo a ser habitual ao longo de toda esta temporada. A dupla apoiada pelo MaisTT entrou bem na prova, com um 3º lugar na 1ª Etapa e ao longo da corrida veio sempre a melhorar os seus tempos. Na etapa de ontem foram os segundos melhores e na etapa de hoje obtiveram a vitória no Agrupamento T2, o que lhes permitiu também vencer o Rali nesta categoria. Para além da vitória entre os T2’s o piloto alcançou ainda um espectacular 8º lugar na classificação geral e foi o 6º melhor português.

A etapa de hoje tinha apenas um sector selectivo, com cerca de 104 km’s cronometrados. Ricardo Porém tinha afirmado no dia anterior que iria lutar pela vitória no seu Agrupamento e foi isso que fez: “A especial de hoje foi esplêndida! Atacámos durante toda a especial, pois tínhamos como objectivo vencer a etapa e ficar ainda na primeira posição entre os T2’s no final do Rali ”, referiu Ricardo Porém.

Com esta brilhante actuação os manos Porém aumentaram a vantagem que tinham para o segundo classificado do campeonato, tendo agora 27 pontos de vantagem face a Edgar Condenso. Os dois jovens estão assim em muito boa posição para se sagrarem no ano de estreia campeões nacionais de T2, contudo ficam por disputar duas provas que serão decisivas.

No final da prova o piloto estava naturalmente muito satisfeito: “Dilatámos a vantagem que tínhamos no campeonato, por isso só posso estar feliz pois os nossos objectivos foram cumpridos.”, afirmou o jovem.

Segue-se agora uma longa paragem no campeonato. A dupla regressa à competição apenas em Setembro, no Rali TT Castelo Branco

Classificação Final:
1º Filipe Campos; 2º Hélder Oliveira + 19min21s; 3º Leonid Novitskiy + 26min32s; … 8º Ricardo Porém + 58min53s

T2:
1º Ricardo Porém + 1min16s;
2º Mário Dinis Lucas + 2min28s; 3º Américo Antunes + 3min37s
Read more

Ricardo Porém sobe para a 2ª posição


• Ricardo e Manuel Porém continuam a mostrar um bom nível e terminaram a etapa de hoje na 2ª posição do T2

Ricardo Porém continua a fazer uma excelente prestação neste Rali TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech e hoje rubricou o segundo melhor tempo entre os T2, o que lhe permite subir também à segunda posição no somatório das 2 etapas já disputadas. O jovem piloto terminou o primeiro sector do dia, que tinha cerca de 188 km’s cronometrados, na segunda posição e venceu a última especial, que tinha pouco mais de 14 km’s, entre o Agrupamento T2. Para além do bom resultado entre os T2’s, a dupla apoiada pelo MaisTT está ainda num fantástico 10º lugar da classificação geral.

O dia começou muito bem para os manos Porém, que entraram ao ataque e em CP1, ao km 100, eram já os líderes do agrupamento, com cerca de 1 minuto e 30s de vantagem face ao segundo classificado. A dupla ia em bom ritmo mas um erro na navegação voltou a atrasar os jovens, que perderam assim entre 5 e 6 minutos, o que os impediu de alcançar a vitória na etapa: “A especial hoje foi muito positiva. Mais uma vez cumprimos os objectivos a que nos propusemos. Entrámos ao ataque e em Cp1 tínhamos já uma boa vantagem para o segundo classificado do agrupamento, contudo um erro na navegação fez-nos perder entre 5 e 6 minutos. Foi pena, pois estávamos com um bom ritmo e penso que a vitória na etapa de hoje dificilmente nos fugiria”, referiu Ricardo Porém.

No último sector do dia o piloto conseguiu ainda vencer, mas o tempo perdido na parte da manhã seria irrecuperável em apenas 14 quilómetros. Ainda assim Ricardo Porém terminou na segunda posição, que lhe permite amealhar “importantíssimos pontos para o campeonato, pois defender a liderança e aumentar a margem para os adversários é o nosso grande objectivo”, afirmou o jovem.

O piloto está agora em 2º entre os T2’s, a apenas 1min16s de Mário Dinis Lucas e ainda na 10ª posição da geral. Para o dia de amanhã o piloto espera “impor um ritmo que nos permita terminar a prova sem problemas, mas não vamos esquecer a luta pela vitória no agrupamento”, concluiu.

Amanhã disputa-se a última etapa a contar para o CPTT, que marca também o fim da corrida para a dupla leiriense. Os pilotos percorrerão cerca de 104 km’s cronometrados, com início às 8H35.


Classificação Após 2ª etapa:

1º Filipe Campos; 2º Hélder Oliveira + 12min12s; 3º Eric Van Loon + 15min31s; … 10º Ricardo Porém + 23min43s

T2:

1º Mário Dinis Lucas; 2º Ricardo Porém + 1min16s; 3º Américo Antunes + 4min35s
Read more

Ricardo Porém ocupa a 3ª posição após 1ª etapa


• Ricardo e Manuel Porém iniciaram o “Estoril-Marrakech” com um grande andamento, num dia em que nem tudo correu bem à dupla

Teve início hoje, em Grândola, a 1ª etapa do Rali TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech, onde Ricardo e Manuel Porém defendem a liderança do agrupamento T2 no campeonato. Na parte da manhã, disputou-se um pequeno prólogo, com pouco mais de 3 km’s, onde a dupla apoiada pelo MaisTT entrou com um excelente 2º lugar no T2: “O prólogo correu como esperávamos. Impusemos um ritmo elevado, pois queríamos partir nos lugares da frente, para não apanharmos pó na parte da tarde”.

Para a parte da tarde esperavam-se mais dificuldades para os pilotos, que disputariam um sector selectivo, com cerca de 170 km’s, que se adivinhava difícil, com muita areia e onde o calor e o pó se fizeram sentir no decorrer de toda a especial. Ricardo Porém entrou muito confiante e optimista, após o bom resultado no prólogo, e mostrou desde cedo um forte andamento, contudo o jovem de Leiria acabou por perder bastante tempo nas zonas de areia e um erro no percurso fez com que os manos Porém não fossem além da terceira posição entre os T2 e da 16ª posição da geral. “Ao km 50 estávamos na frente do agrupamento, com cerca de 1 minuto de vantagem para o 2º classificado, contudo acabámos por nos perder no percurso, o que nos custou entre 3 e 4 minutos. Esta especial tinha também bastante areia, o que se revelou uma grande desvantagem para o nosso carro”, referiu Ricardo Porém, que ainda assim se mostrava satisfeito com esta pontuação, que lhe permite cimentar a liderança no campeonato: “O dia acabou por correr bastante bem, pois cumprimos o objectivo de terminar nos 3 primeiros classificados do T2. Adoptámos uma postura defensiva, pois faltam ainda 2 dias de prova onde queremos terminar e pontuar”.

O piloto acabou por ficar a apenas 1min10s do líder, Edgar Condenso e espera para amanhã “um dia bastante duro, com um longo sector, onde queremos terminar mais uma vez nos 3 primeiros”, concluiu o piloto.

Amanhã os pilotos percorrerão um Sector Selectivo com cerca de 250kms, com início marcado para as 12H15.

Classificação Após 1ª etapa:

1º Filipe Campos; 2º Eric Van Loon + 4min45s; 3º Hélder Oliveira + 5min55s; … 16º Ricardo Porém + 23min43s

T2:

1º Edgar Condenso; 2º Nuno Matos + 35s; 3º Ricardo Porém + 1min10s;
Read more

Ricardo e Manuel Porém pretendem manter a liderança


• Os actuais líderes do Agrupamento T2 irão enfrentar a mais dura e importante prova do campeonato, onde terminar todas as etapas será muito importante

Ricardo e Manuel Porém regressam à competição no próximo fim-de-semana, naquela que será a prova mais longa do campeonato, o Rali TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech. Esta corrida tem a particularidade de ter uma maior importância, no que diz respeito a pontuações para o Campeonato de Portugal, onde o piloto participa no Agrupamento T2. Os manos Porém irão disputar apenas as especiais em solo português e tentarão defender a liderança do campeonato, sabendo que esta prova é equivalente a 3 provas e retiram-se por isso 3 pontuações.

Ricardo Porém terá assim mais um grande teste, onde será importante terminar cada dia para amealhar o maior número de pontos possível e assim garantir a manutenção da liderança do agrupamento T2. Esta prova terá cerca de 540 Km’s cronometrados e o piloto irá enfrentar todos os seus principais adversários do campeonato.

Antes da prova que tem início no Estoril, Ricardo Porém afirma que irá tentar fazer “uma provar regular e terminar cada dia nos 3 primeiros do agrupamento”. O jovem piloto relembrou que “marcar pontos todos os dias é muito importante e é o que queremos fazer para defender a liderança do campeonato.”.

O jovem piloto referiu ainda que “vai ser uma prova bastante dura onde o saber gerir será fundamental. O carro está em perfeitas condições pelo que esperamos que os nossos objectivos sejam cumpridos.”.

Espera-se uma prova dura mas a dupla está bastante optimista. A corrida começa no dia 5 de Junho, com as verificações e apenas no dia 6 (Domingo) é que a corrida vai para a estrada, logo com cerca de 190 Km’s.

Fotografias: Manuel Cordeiro
Read more

Ricardo Porém amplia vantagem no Campeonato

• Ricardo e Manuel Porém ficaram cedo fora da luta pela vitória, após um toque numa vala, mas alcançaram mais um pódio, dilatando a vantagem que tinham no campeonato

Ricardo e Manuel Porém não tiveram tanta sorte na deslocação a Beja, onde ficaram afastados da luta pela vitória no T2 bem cedo. Depois de ter realizado um excelente prólogo, na 2ª posição, o piloto Ricardo Porém não foi tão feliz durante o decorrer do Sector Selectivo de 300 Km’s pois, logo ao km 38, o piloto deu um toque numa vala, que danificou bastante a sua Nissan Navara e foi vítima de problemas na caixa de velocidades. Assim o piloto teve de “aguentar” até à zona assistência num ritmo bem mais lento que o normal. Na assistência o problema foi solucionado, contudo o tempo perdido não permitiria fazer melhor que a 3ª posição final e o piloto preocupou-se apenas em levar o carro até ao final da prova, amealhando assim importantíssimos pontos para o campeonato.

Com todos os problemas ao longo da prova, a 13ª posição e o 3º posto entre o T2 acabou por ser um resultado muito positivo para os manos Porém, pois permitiu-lhes cimentar a liderança no campeonato de T2. No final o balanço acabou por ser positivo, tal como refere Ricardo Porém: “Cumprimos os objectivos a que nos tínhamos proposto, terminar no pódio e na frente dos adversários que estavam mais próximos de nós no campeonato. Assim mantemos a liderança do campeonato agora com uma vantagem maior para o segundo classificado”, referiu o piloto.

Com uma fase inicial do campeonato muito positiva a equipa pensa em objectivos mais ambiciosos e esperam manter a liderança do campeonato após a próxima prova: “Sem dúvida que tudo isto está a ser uma surpresa para nós, não esperávamos estar na posição em que estamos, primeiro do agrupamento T2, no nosso primeiro ano de corridas e ao fim de 3 provas concluídas. Vamos fazer de tudo para tentarmos defender este lugar, mas a partir de agora saber gerir vai ser um trunfo muito importante.”

No final Ricardo Porém aproveitou ainda para “agradecer à RF COMPETIÇÃO pelo excelente trabalho que têm feito no carro. A prova disso foi a eficiência e rapidez com que resolveram o problema que tinha, na assistência. Sem eles e sem os nossos patrocinadores estes resultados não seriam possíveis e é, por isso, a eles que dedico esta primeira metade do campeonato.”, concluiu Ricardo Porém.

A próxima prova será o Rali Estoril – Portimão – Marrakech, a maior jornada de todo o campeonato, a disputar-se entre os dias 5 e 13 de Junho. Esta prova terá a particularidade de ter um “peso” extra em termos de pontuação, pois serão feitas 3 pontuações. Serão então disputadas 3 provas numa só.

Classificação Final:
1º Pedro Grancha; 2º Miguel Barbosa + 9min51s; 3º José Gameiro + 16,49s; ... 13º Ricardo Porém + 1h12min18s

T2:

1º Américo Antunes; 2º Nuno Matos + 39s; 3º Ricardo Porém + 52min41s
Read more

Ricardo Porém foi 2º na Super Especial


• Ricardo e Manuel Porém começaram a Baja Cidade de Beja / Montes Alentejanos em grande, com o 2º lugar no T2, no somatório das duas Super Especiais

Ricardo e Manuel Porém tiveram uma excelente prestação no prólogo realizado no dia de hoje em Beja. A dupla apoiada pelo MaisTT rubricou um espectacular 2º melhor tempo entre os T2 nas duas passagens pelos 5,99 Km da Super Especial. O piloto mostrou um bom andamento e foi superado apenas por Nuno Matos, o actual líder da Taça FIA de Bajas no Agrupamento T2. Com este resultado, Ricardo Porém alcançou ainda uma excelente 15ª posição à geral e mostrou que veio a Beja determinado em segurar a liderança do Campeonato.

No final do dia o piloto leiriense ficou a cerca de 14 segundos do líder e com uma vantagem superior a 6 segundos face ao terceiro classificado, Américo Antunes. Após mais um bom resultado alcançado nesta Super Especial, Ricardo Porém mostrava-se obviamente satisfeito e revelou que “o dia de hoje correu-nos como desejávamos. A primeira passagem da super especial serviu para a conhecermos e na segunda partimos decididos a atacar mais. Com isto atingimos os objectivos que tínhamos traçado, que passavam por partir nos 3 primeiros do agrupamento T2 e nos 15 primeiros da geral.”

Com um dia de hoje muito positivo o jovem piloto está confiante para o dia de amanhã “Queremos terminar a prova e amealhar o máximo de pontos para o campeonato, pois queremos defender a liderança, para tal temos que fazer uma prova limpa e isenta de erros”.

Amanhã os pilotos percorrerão um Sector Selectivo com cerca de 300kms, com início marcado para as 10H00.

Classificação Após Super Especial:
1º Pedro Grancha; 2º Miguel Barbosa + 10,29s; 3º Filipe Campos + 12,06s; 14º Ricardo Porém + 1min09s

T2:

1º Nuno Matos; 2º Ricardo Porém + 14,3 s; 3º Américo Antunes + 20,8s
Read more

Ricardo e Manuel Porém defendem liderança em Beja


• Os actuais líderes do Agrupamento T2 vão agora enfrentar as pistas do Baixo Alentejo, onde esperam obter mais um bom resultado

Ricardo e Manuel Porém voltam a competir no próximo fim-de-semana, menos de um mês após o Ervideira Rali TT, onde venceram pela primeira vez ente o Agrupamento T2 e obtiveram ainda um notável 4º lugar da Geral. A jovem dupla estará à partida da Baja Cidade de Beja / Montes Alentejanos, que este ano conta com um único Sector Selectivo, com cerca de 300 quilómetros disputados ao cronómetro, havendo apenas uma assistência facultativa no decorrer da especial, durante a qual o cronómetro não pára.

Ricardo Porém terá, mais uma vez, uma dura tarefa nas rápidas pistas de Beja, onde irá defrontar todos os seus adversários do Agrupamento T2 e a luta pela vitória estará ao rubro. O jovem piloto, que é o actual líder do campeonato de T2 pretende para esta prova segurar a posição no campeonato.

Antes da prova que se realizará em Beja, Ricardo Porém afirma que irá tentar “defender a liderança no campeonato T2 e lutar por um lugar no pódio no nosso agrupamento.”. O jovem piloto referiu ainda que irá “encarar esta corrida como mais um teste para nós, pois não a conhecemos, contudo toda a equipa está confiante em mais um bom resultado.”.

Espera-se, em Beja, uma prova muito dura ou não tivessem os pilotos que percorrer 300 quilómetros seguidos. A prova começa com uma dupla passagem pela Super Especial, a partir das 16 horas de Sábado. No Domingo, com início às 8 horas, serão percorridos os 300 quilómetros disputados ao cronómetro.
Read more

Ricardo Porém vence Ervideira Rali TT


• Ricardo e Manuel Porém voltaram a brilhar no Ervideira Rali TT, ao serem os vencedores do agrupamento T2 e terminarem ainda num espectacular 4º lugar da classificação geral.

Ricardo e Manuel Porém voltaram a estar em grande nível no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, ao alcançarem a primeira vitória em duas provas realizadas na categoria T2. A dupla apoiada pelo MaisTT vinha motivada com 2º lugar alcançado Algarve, na Baja Terras D’El Rei e garantiu a vitória, beneficiando de penalizações de alguns adversários já no final da corrida. Ainda assim o jovem quase deitou tudo a perder na segunda passagem pelo sector selectivo, quando bateu numa pedra.

Depois de, na Super Especial, ter realizado um excelente tempo, ao ser o 10º classificado da geral e o 4º T2, Ricardo Porém referiu que a etapa de hoje “foi realmente muito dura”.

Ricardo Porém mostrou um andamento muito forte desde início e no final do primeiro sector selectivo era um tranquilo 2º classificado no Agrupamento e ainda o 8º classificado da geral. Nuno Matos liderava o T2 e tinha já uma grande vantagem sobre o piloto leiriense, contudo o terceiro classificado, Américo Antunes, estava também a mais de 2 minutos dos manos Porém. “Após a primeira passagem pelo sector de 153 km estávamos em 7º lugar da geral e 2º do agrupamento T2, o que nos abria boas perspectivas para a segunda passagem.”, afirmou Ricardo Porém.

Com a desistência de Nuno Matos, já perto do fim, Ricardo Porém teria todas as hipóteses para alcançar a sua primeira vitória, mas um erro na fase inicial do segundo sector selectivo quase deitou por terra todas as suas possibilidades, pois “ao km 20 da segunda passagem partimos uma mola e furámos, o que nos deixou bastante apreensivos quanto às nossas hipóteses de terminar a prova. Mas com muito esforço conseguimos levar o carro até ao fim e obter o excelente 4º lugar à geral e o mais importante, terminar em primeiro do Agrupamento T2.”

Com este excelente resultado, Ricardo Porém considera que o balanço “é de todo excelente, pois conseguimos o máximo de pontos para o nosso campeonato, passámos para a liderança do mesmo e ainda somámos mais alguns pontos para o CPTT.”, referiu, muito feliz, Ricardo Porém, que é agora o líder do Campeonato, assumindo ainda que “com esta vitória os objectivos passam a ser outros, pois se no início do campeonato queríamos terminar nos 5 primeiros, penso que agora terminar entre os 3 primeiros está ao nosso alcance.”

Manuel Porém estava também muito feliz: “Foi uma prova muito dura de puro todo-terreno. O resultado alcançado ultrapassou as nossas expectativas e conseguimos assim subir à liderança no campeonato de T2, o que é muito bom, quando realizámos apenas duas provas. Para Beja vamos tentar não perder muitos pontos pois é uma prova rápida, onde o nosso carro estará em desvantagem.”

No final, o piloto Ricardo Porém falou ainda da próxima prova: “A nossa próxima corrida será em Beja, onde nos iremos esforçar para defender a nossa posição no campeonato, apesar desta prova ser-nos totalmente desconhecida.”

A próxima prova realiza-se no fim-de-semana de 8 e 9 de Maio com a Baja Cidade de Beja / Montes Alentejanos, organizada pelo Automóvel Clube do Algarve e Clube Beja TT, onde a dupla irá estar presente.


Classificação Final:

1º Lino Carapeta
2º Miguel Barbosa + 8min01s
3º Paulo Sousa + 33min05s
4º Ricardo Porém + 39min18s


Grupo T2:

1º Ricardo Porém
2º Edgar Condenso + 55min14s
3º Francisco Gil + 1h07min10s
Read more

Ricardo Porém com excelente resultado no Prólogo


·Ricardo e Manuel Porém entraram no Ervideira Rali TT 2010 com o “pé direito”, ao realizarem um excelente 10º lugar da geral (4º T2) no difícil Prólogo na Herdade da Vendinha.

Ricardo e Manuel Porém iniciaram a sua participação no Ervideira Rali TT da melhor maneira, num prólogo que se revelou muito difícil, devido às más condições climatéricas que se fizeram sentir não só no dia de hoje, mas também nos dias anteriores à corrida, que deixaram o piso em muito mau estado e muito escorregadio, fruto da chuva que caiu nesta zona. A dupla apoiada pelo MaisTT rubricou o 4º melhor tempo entre os T2, na primeira super especial, que acabou por ser a única, devido à anulação da segunda passagem. Assim os pilotos percorreram apenas 5 km’s cronometrados, que ditam a ordem de partida para amanhã.

O piloto evidenciou um bom andamento, aproveitando o facto de ter menos potência na sua Nissan Navara, face aos T1, para realizar o prólogo com um ritmo rápido, que lhe permitiu “intrometer-se” no Top 10 da classificação geral.

No final do dia o piloto leiriense ficou com a quarta posição entre os T2, a cerca de 25 segundos do primeiro classificado e alcançou ainda um excelente 10º lugar na geral. Após a Super Especial Ricardo Porém mostrava-se obviamente satisfeito e revelou que “a Super Especial encontrava-se em condições de aderência praticamente nulas, o que nos provocou bastantes dificuldades em conseguirmos manter o carro em pista. Estou satisfeito com o resultado obtido, mas o principal objectivo continua a ser o de terminar a prova e continuar a aprender, não esquecendo contudo o nosso campeonato, que é o agrupamento T2.”

Com o bom resultado de hoje o piloto mostra-se bastante confiante para o dia de amanhã “onde vamos impor um ritmo forte, mas que nos dê confiança face às adversidades do terreno. Esperamos obter um bom resultado.”

Amanhã os pilotos percorrerão uma dupla passagem por um Sector Selectivo com cerca de 150kms, com início marcado para as 08H00.


Classificação Após Super Especial:

1º Nicolas Misslin
2º Américo Santos + 4,90s
3º Edgar Condenso + 10,07s
...
10º Ricardo Porém + 35,25s

T2:

1º Edgar Condenso
2º Nuno Matos + 15,45s
3º Américo Antunes + 23,97s
4º Ricardo Porém + 25,18s
Read more

Ricardo e Manuel Porém disputam o Ervideira Rali TT 2010


· Após uma excelente estreia na Baja Terras D’El Rei, com o 2º lugar no T2, a dupla irá enfrentar outra prova difícil

Ricardo e Manuel Porém regressam à competição já no próximo fim-de-semana, menos de um mês depois da Baja Terras D’El Rei, onde se estrearam em grande nível ao terminarem em 2º entre o Agrupamento T2 e na 7ª posição da Geral. A jovem dupla estará à partida do Ervideira Rali TT 2010, que este ano conta com uma vasta lista de inscritos, que ultrapassa as 5 dezenas e onde a competitividade está assegurada, especialmente entre os pilotos do Agrupamento T2.

Ricardo Porém terá uma difícil tarefa num rali onde estarão presentes os principais pilotos do campeonato e que conta também com a presença do actual líder da Taça FIA de Bajas no agrupamento T2, Nuno Matos. Todos estes factores fazem com que esta seja considerada uma das melhores provas de todo o calendário, onde a luta pela vitória estará ao rubro.

Sobre a prova a realizar-se em Reguengos de Monsaraz Ricardo Porém afirma que “os objectivos continuam a ser os mesmos relativamente à prova anterior e passam por terminar a corrida e amealhar o máximo de pontos que nos for possível”, contudo o 2º lugar no Algarve deixou o piloto, naturalmente, mais confiante e por isso irá “tentar, claro, lutar pelo pódio do T2, mas sempre ciente de que é uma prova dura para as mecânicas, onde saber gerir será um trunfo importante”. O jovem piloto assumiu ainda que irá “encarar a prova com a naturalidade própria de quem não a conhece, assim como encarámos a Baja Terras d'el Rei, pois é bastante importante terminar provas e acumular experiência”.

Já o seu co-piloto e irmão, Manuel Porém, relembra que “esta é apenas a nossa segunda corrida na categoria T2 e estamos, por isso, cientes que nos encontramos em desvantagem em termos de experiência. Assim, acumular experiência continua a ser o nosso grande objectivo, bem como chegar ao fim para tentar somar pontos para o campeonato. O resultado no Algarve foi uma grande surpresa para a equipa, mas temos de continuar de pés assentes no chão e pensar nos nossos objectivos iniciais.”

Para o Ervideira Rali TT 2010 espera-se uma prova muito dura que começa com uma dupla passagem pela Super Especial, a partir das 15 horas de Sábado, que promete ser verdadeiramente espectacular. No Domingo, com início às 8 horas, serão disputados os dois sectores selectivos de 150 quilómetros perfazendo 300 quilómetros disputados ao cronómetro.


Team PRF apresentado

No passado Domingo foi apresentado o Team PRF, constituído por duas duplas que disputam este ano o CPTT. O local escolhido foi o Terródromo de Fátima, onde se realizaram co-drives com patrocinadores e amigos das duas equipas. Paulo Ferreira / Jorge Monteiro e Ricardo Porém / Manuel Porém são as duplas que irão mostrar as cores da PRF durante todo o campeonato. Os primeiros estarão a disputar o Agrupamento T8, em Toyota Land Cruiser, enquanto Ricardo e Manuel Porém marcarão presença numa Nissan Navara do Agrupamento T2.

Ricardo Porém fez um balanço deste dia que se passou em Fátima e mostrou-se obviamente satisfeito: “foi um evento que teve bastante sucesso, onde reunimos patrocinadores e amigos. Foi um dia de bastante convívio e por isso só podemos considerar que foi um dia muito positivo”.

Fotos: Daniel Rodrigues e José Nogueira
Read more

Ricardo Porém com sessão de autógrafos no Fórum Montijo


O jovem piloto irá mostrar a sua Nissan Navara no Fórum Montijo no dia 10 de Abril

Ricardo Porém, que disputa este ano o CPTT 2010, irá estar presente no Fórum Montijo numa acção promovida pela Sociedade Artística Reguenguense, que organiza o Ervideira Rali TT 2010, onde irá dar autógrafos aos visitantes deste centro comercial no próximo Sábado.

A Sociedade Artística Reguenguense pretende com esta acção promover a próxima prova do CPTT 2010, o Ervideira Rali TT 2010 que se realiza nos dias 17 e 18 de Abril. Durante todo o fim-de-semana estará exposta a Nissan Navara com que o piloto de Leiria disputa o Campeonato de T2.

Para além de Ricardo Porém, estarão presentes outros pilotos de grande nível, como é o caso de Miguel Barbosa, Nuno Matos, Rui Sousa e Edgar Condenso, que também terão expostas as suas viaturas, com as quais irão disputar o Ervideira Rali TT.

Ricardo Porém dará autógrafos entre as 18h30 e as 19h30 do dia 10 de Abril.
Read more

Ricardo Porém entra da melhor maneira no CPTT 2010


• Ricardo e Manuel Porém estrearam-se no CPTT 2010 com um excelente 2º lugar final na categoria T2, só uma transmissão partida impediu de fazer melhor…

Ricardo e Manuel Porém iniciaram da melhor maneira possível a sua época no CPTT 2010. A dupla apoiada pelo MaisTT começou esta temporada na Baja Terras D’El Rei, onde alcançaram um excelente 2º lugar na categoria T2 e ainda um espectacular 7º posto na classificação geral.
Os dois jovens mostraram assim que terão de contar com eles na luta pelos lugares do pódio e pelas vitórias, no que diz respeito ao agrupamento T2

Depois de, no dia de ontem, ter deixado bons indicadores, ao realizar o 3º tempo no Prólogo, Ricardo Porém referiu que a especial de hoje foi “bastante dura, onde conseguimos impor um ritmo elevado e constante, mas sempre com uma margem de segurança pois cometer erros era muito fácil.” Assim o piloto andou sempre nos lugares do pódio e intrometeu-se ainda na luta pela vitória, discutindo o lugar mais alto do pódio com Mário Dinis Lucas e Américo Antunes, que tinha vencido o Prólogo.

Ricardo Porém mostrou um andamento muito rápido e em CP1 era o 2º classificado, com uma desvantagem de apenas 4 segundos face a Mário Dinis Lucas, que era o líder na altura. Contudo problemas mecânicos impediram o piloto de continuar nessa intensa luta pela vitória do agrupamento e preocupou-se em trazer a Nissan Navara até ao fim, pois esse era o principal objectivo do piloto para esta estreia, como o próprio explica: “tentámos atacar a liderança do T2 mas a 150km do final do sector partimos uma transmissão, o que nos impossibilitou de fazer mais.”

Com Américo Antunes a perder muito tempo na parte final da prova, Ricardo Porém subiu para a 2ª posição, o que lhe permitiu ainda somar um excelente 7º lugar na classificação geral, superando assim todas as expectativas que o piloto tinha antes do início da prova. No final, o jovem piloto não podia estar mais satisfeito e realçou que “o resultado superou os nossos objectivos iniciais mas tudo isto é fruto da nossa dedicação e empenho neste projecto.”

Também o seu irmão e navegador, Manuel Porém, se mostrava obviamente muito feliz: “Foi um excelente início de época, onde conseguimos fazer um prólogo razoável que nos permitiu partir de uma boa posição no dia de Hoje. Tínhamos em mente o objectivo de terminar a prova e adquirir experiência, contudo desde cedo conseguimos imprimir um bom ritmo mas sempre cauteloso. Estou muito satisfeito com o resultado, pois surgiu a partir de muito esforço de toda a equipa e por isso, quero agradecer-lhes por toda a dedicação, bem como aos nossos patrocinadores, pois sem eles este resultado não teria sido possível.”

Também Ricardo Porém aproveitou para agradecer aos Patrocinadores e Equipa: “Quero agradecer e dedicar este resultado a todos os meus patrocinadores, pois sem eles todo este projecto não seria possível. Aproveito também para agradecer à RF COMPETIÇÃO pelas excelentes condições em que nos preparam o carro”, referiu o piloto que aproveitou para falar da próxima prova: “A próxima corrida na qual estaremos presentes é o Ervideira Rali TT 2010, onde iremos adoptar a mesma postura desta prova.”

A próxima prova realiza-se no fim-de-semana de 17 e 18 de Abril com o Ervideira Rali TT 2010, organizado pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, onde a dupla irá estar presente.


Classificação Final:

1º Filipe Campos
2º Bernardo Moniz da Mais + 12min43s
3º Miguel Barbosa + 14min54s

7º Ricardo Porém + 37m49s


Grupo T2:


1º Mário Dinis Lucas
2º Ricardo Porém + 3min20s
3º José Camilo Martins + 48min48s
Read more

Ricardo Porém estreou-se no CPTT 2010 com grande nível


· Ricardo e Manuel Porém estrearam-se no CPTT 2010 com um excelente 3º lugar na categoria T2, após terem sido disputadas as duas passagens pela Super Especial

Ricardo e Manuel Porém começaram da melhor forma a sua participação na Baja Terras D’El Rei, que marcou a estreia desta dupla na Categoria T2, com uma Nissan Navara. A dupla apoiada pelo MaisTT rubricou o 3º melhor tempo entre os T2, no somatório das duas passagens pela Super Especial. Durante o dia de hoje os pilotos tinham a cumprir uma dupla passagem por uma Super Especial, com cerca de 10 km.

Na primeira passagem o jovem piloto mostrou logo um bom andamento ao realizar um excelente 15º lugar na classificação geral, o que lhe permitia também ser o 3º classificado entre os T2 a menos de 6 segundos do líder, Américo Antunes.

Para os últimos 10 Km cronometrados do dia, Ricardo Porém partia, mais uma vez, determinado a realizar um bom resultado, mas num ritmo que lhe permitisse poupar o material para a prova de amanhã, pois haverá apenas um longo Sector Selectivo, que promete ser muito desgastante para os pilotos e máquinas. O piloto voltou então a estar num bom nível realizando mais uma vez o 3º lugar entre os T2 e ainda o 17º na classificação geral.

No final do dia o piloto leiriense ficou com a terceira posição entre os T2, a pouco mais de 1 segundo do 2º classificado e alcançou ainda um excelente 16º lugar na geral. Após a Super Especial Ricardo Porém mostrava-se obviamente satisfeito e revelou que “o Prólogo era bastante sinuoso e com bastante condução. Penso que fizemos uma boa marca, apesar de durante a segunda passagem termos apanhado pó de outro concorrente que partia à nossa frente o que nos prejudicou um pouco, principalmente na parte final da Super Especial.”

Apesar do bom resultado de hoje o piloto mostra-se bastante cauteloso pois sabe que “a corrida "a sério" é só amanhã com os 320km cronometrados, onde vamos tentar imprimir um ritmo certo e cauteloso, pois nestas condições de piso é muito fácil cometer erros. O carro está bastante bom, o que me traz mais confiança para terminarmos a prova e amealharmos alguns pontos, pois é esse o nosso objectivo”

Amanhã os pilotos percorrerão um longo Sector Selectivo de 320kms, com início marcado para as 10H00. A prova termina com a cerimónia do pódio que se realiza às 15H00.

Classificação Após Super Especial:

1º Filipe Campos
2º Miguel Barbosa + 1,24s
3º Miguel Farrajota + 19,81s

16º Ricardo Porém + 1m33,93s

T2:


1º Américo Antunes
2º Mário Dinis Lucas + 8,69s
3º Ricardo Porém + 10,35s

Foto: Manuel Cordeiro | MaisTT
Read more

Ricardo e Manuel Porém no CPTT 2010


19/03/2010

• A dupla estreia-se com uma Nissan Navara T2 na Baja Terras D’El Rei

Ricardo e Manuel Porém irão participar, pela primeira vez, no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, neste ano de 2010. O piloto que se estreou em 2008, na Baja Portalegre 500 e que fez 2 provas em 2009, o Rali TT Terras da Raia e a Baja Portalegre 500, todas ao volante de um UMM, estreia-se agora na Categoria T2 aos comandos de uma mais competitiva Nissan Navara.

Ricardo Porém tem previsto um programa de 6 provas no CPTT de 2010 e irá estrear-se apenas nesta segunda prova do campeonato, a Baja Terras D'El Rei que se realiza este ano em Tavira.

Para a sua primeira temporada no CPTT o jovem tem como principais objectivos “acumular o máximo de experiência possível e no final do campeonato terminar nos 5 primeiros classificados do agrupamento T2”. Ricardo Porém será acompanhado pelo seu irmão, Manuel Porém, que já foi seu co-piloto na Baja Portalegre 500 em 2009, onde aliás venceram entre os veículos da Promoção A.

Manuel Porém assume os mesmos objectivos que o seu irmão para esta primeira época com a Nissan Navara e afirma que “é com enorme prazer que me sento ao lado do meu irmão, pois transmite-me imensa confiança e com o seu andamento poderemos obter bons resultados.”. Manuel Porém tem ainda pouca experiência mas conseguiu já “um óptimo resultado no Rali TT Serras do Norte 2010, ao lado do Paulo Sousa, pelo que darei mais uma vez o meu melhor para que os objectivos desta temporada sejam atingidos.”.

Estreia na Baja Terras D’El Rei


A dupla tem como primeiro desafio a Baja Terras D’El Rei e realizou por isso no passado Domingo um teste que lhe permitiu ter “o primeiro contacto com a Nissan Navara, de onde saímos bastantes satisfeitos com os resultados obtidos. Conseguimos encontrar um acerto do carro que me agrada bastante e me deixa confiante para a prova.”, afirma o piloto que para esta prova espera “amealhar o máximo de pontos possível e perceber em que lugar do agrupamento nos situamos”

Este ano a prova disputa-se em Tavira e contém uma dupla passagem numa Super Especial de 10 quilómetros no sábado, dia 20 de Março, e um único Sector Selectivo de cerca de 320 quilómetros em linha, que será percorrido no Domingo.
Read more

www.ricardoporem.com

Bem-Vindos ao Site Oficial do piloto Ricardo Porém!

Ricardo Porém é um jovem piloto, de apenas 20 anos e natural de Leiria, que irá participar, pela primeira vez, no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, neste ano de 2010. O piloto que se estreou em 2008, na Baja Portalegre 500 e que fez 2 provas em 2009, o Rali TT Terras da Raia e a Baja Portalegre 500, todas ao volante de um UMM, estreia-se agora na Categoria T2 aos comandos de uma mais competitiva Nissan Navara.

Ricardo Porém tem previstas 6 provas para o ano de 2010 e irá estrear-se apenas na segunda prova do campeonato, a Baja Terras D'El Rei que se realiza este ano em Tavira. Para além da prova realizada no Algarve o piloto espera ainda participar no Ervideira Rali TT, na Baja TT Cidade de Beja / Montes Alentejanos, no Rali TT Estoril - Marrakech, no Rali TT Castelo Branco, terminando a época na mítica Baja Portalegre 500, que comemora este ano a sua 24ª edição.

Para a sua primeira temporada no CPTT o jovem espera lutar pelos 5 melhores lugares no Agrupamento T2, que engloba as viaturas que mais se aproximam das de série. Ricardo Porém será acompanhado pelo seu irmão, Manuel Porém, que já foi seu co-piloto na Baja Portalegre 500 em 2009, onde aliás venceram entre a Promoção A.

Espera-se um ano difícil para Ricardo Porém, onde a adaptação será a palavra de ordem, especialmente nas primeiras provas...
Read more

Patrocinadores

Patrocinadores:








Apoios:




Read more
 

Contacto

geral@ricardoporem.com

site optimizado para

Resolução 1280 x 800

Visitas