Ricardo e Manuel Porém não tiveram tanta sorte na deslocação a Beja, onde ficaram afastados da luta pela vitória no T2 bem cedo. Depois de ter realizado um excelente prólogo, na 2ª posição, o piloto Ricardo Porém não foi tão feliz durante o decorrer do Sector Selectivo de 300 Km’s pois, logo ao km 38, o piloto deu um toque numa vala, que danificou bastante a sua Nissan Navara e foi vítima de problemas na caixa de velocidades. Assim o piloto teve de “aguentar” até à zona assistência num ritmo bem mais lento que o normal. Na assistência o problema foi solucionado, contudo o tempo perdido não permitiria fazer melhor que a 3ª posição final e o piloto preocupou-se apenas em levar o carro até ao final da prova, amealhando assim importantíssimos pontos para o campeonato.
Com todos os problemas ao longo da prova, a 13ª posição e o 3º posto entre o T2 acabou por ser um resultado muito positivo para os manos Porém, pois permitiu-lhes cimentar a liderança no campeonato de T2. No final o balanço acabou por ser positivo, tal como refere Ricardo Porém: “Cumprimos os objectivos a que nos tínhamos proposto, terminar no pódio e na frente dos adversários que estavam mais próximos de nós no campeonato. Assim mantemos a liderança do campeonato agora com uma vantagem maior para o segundo classificado”, referiu o piloto.
Com uma fase inicial do campeonato muito positiva a equipa pensa em objectivos mais ambiciosos e esperam manter a liderança do campeonato após a próxima prova: “Sem dúvida que tudo isto está a ser uma surpresa para nós, não esperávamos estar na posição em que estamos, primeiro do agrupamento T2, no nosso primeiro ano de corridas e ao fim de 3 provas concluídas. Vamos fazer de tudo para tentarmos defender este lugar, mas a partir de agora saber gerir vai ser um trunfo muito importante.”
No final Ricardo Porém aproveitou ainda para “agradecer à RF COMPETIÇÃO pelo excelente trabalho que têm feito no carro. A prova disso foi a eficiência e rapidez com que resolveram o problema que tinha, na assistência. Sem eles e sem os nossos patrocinadores estes resultados não seriam possíveis e é, por isso, a eles que dedico esta primeira metade do campeonato.”, concluiu Ricardo Porém.
A próxima prova será o Rali Estoril – Portimão – Marrakech, a maior jornada de todo o campeonato, a disputar-se entre os dias 5 e 13 de Junho. Esta prova terá a particularidade de ter um “peso” extra em termos de pontuação, pois serão feitas 3 pontuações. Serão então disputadas 3 provas numa só.
Classificação Final:
1º Pedro Grancha; 2º Miguel Barbosa + 9min51s; 3º José Gameiro + 16,49s; ... 13º Ricardo Porém + 1h12min18s
T2:
1º Américo Antunes; 2º Nuno Matos + 39s; 3º Ricardo Porém + 52min41s