Ricardo Porém brilhou em Portalegre


• A dupla Ricardo Porém/Manuel Porém confirmaram a conquista do campeonato com mais uma excelente exibição na última prova da temporada;

• O piloto alcançou mais uma vitória no T2 e um 5º lugar à geral, sendo assim brindado com um 3º lugar à geral no CPTT.


Depois de terem confirmado a conquista do campeonato, no Rali TT Terras da Raia, os manos Porém regressaram à competição na mítica Baja Portalegre 500, prova que serviria para consagrar os jovens campeões. Assim a dupla entrou na prova sem qualquer tipo de pressão e no prólogo obteve um bom 13º lugar à geral e uma 3ª posição entre o agrupamento T2. A forte queda de chuva ao longo de toda a Sexta-Feira fazia prever que iríamos assistir a um Portalegre como antigamente, algo que se pôde confirmar ainda na Super Especial.

No Sábado havia para disputar cerca de 400 Km’s cronometrados e a chuva também não deu tréguas aos pilotos durante todo o dia. Ricardo Porém não teve a sorte do seu lado no primeiro Sector Selectivo, com cerca de 180 Km’s, onde foi vítima de um furo que o fez perder algum tempo e assim, quando ainda não tinha alcançado a primeira metade da prova, o piloto estava na 20ª posição. Contudo a parte da tarde trouxe muitas surpresas e com uma prestação notável, a jovem dupla leiriense conseguiu alcançar a 3ª posição no Sector Selectivo, que lhe permitiu terminar numa excelente 5ª posição da Geral e alcançar assim mais uma vitória no Agrupamento T2, numa prova que era pontuável para a Taça FIA de Bajas.

Esta fabulosa exibição permitiu que a dupla não só cimentasse a liderança do Agrupamento T2, mas permitiu também que alcançasse ainda um excelente resultado à geral no campeonato. Ricardo Porém subiu à terceira posição da geral no CPTT, atrás de Filipe Campos e José Dinis Lucas.

No final da corrida que encerrou a temporada Ricardo Porém não escondia toda a sua felicidade: “Foi uma prova bastante difícil, pois a chuva e a lama trouxeram-nos dificuldades acrescidas. No sector da manhã acabámos por não conseguir transformar o nosso bom andamento em resultados, visto que furámos por volta do Km 50 e tivemos ainda alguns problemas eléctricos no carro. Partimos para o SS3 dispostos a dar tudo para recuperar a desvantagem que tínhamos para o primeiro classificado do T2.”, afirmou o piloto que acrescenta: “Acabámos por conseguir vencer no Agrupamento e ainda atingir um brilhante 5º lugar à geral, ainda que um furo nos tenha voltado a fazer perder tempo quando faltavam cerca de 50 Km’s para o fim. Tal como queríamos fechámos o ano com “chave de ouro”. É uma sensação fantástica. Foi o concretizar de um sonho”, terminou.

Classificação Final:

Geral:

1º Krysztof Holowczyc; 2º Filipe Campos + 8min33s; 3º Joan Roca Vila + 19min24s; 4º Henrique Silva + 31min20s; 5º (1º T2) Ricardo Porém + 38min19s.

CPTT 2010:

T2:
1º Ricardo Porém - 139 pontos;
2º José Camilo Martins - 101 pontos; 3º Américo Antunes - 95 pontos.

Absoluto:
1º Filipe Campos - 45 pontos; 2º J. Dinis Lucas - 37 pontos; 3º Ricardo Porém - 31 pontos.
Read more

Ricardo Porém foi 3º na Super Especial


• Muita chuva e lama marcaram o prólogo da 24ª Baja Portalegre 500, onde Ricardo Porém obteve o 3º melhor tempo entre os concorrentes do agrupamento T2

Teve hoje início a 24ª Baja Portalegre 500, a última prova do campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, onde os irmãos Ricardo e Manuel Porém serão consagrados Campeões Nacionais de T2, feito que alcançaram matematicamente após o Rali TT Terras da Raia.

Ricardo Porém estava, antes da prova, bastante entusiasmado pois esta é uma corrida que lhe permitirá desfrutar ao máximo, sem qualquer pressão de resultados. Ainda assim o piloto prometia andar depressa e foi o que fez ao rubricar o 3º tempo entre os concorrentes do agrupamento T2 e ainda a 13ª posição da classificação geral, no prólogo de 5,5km’s disputado hoje. As condições meteorológicas não foram as mais favoráveis com a chuva a “tomar conta da tarde” em Portalegre. Com a muita chuva que caiu o piso ficou também muito enlameado e consequentemente muito escorregadio, o que dificultou a “vida” do piloto.

No final do Prólogo o piloto afirmou: “O dia de hoje foi difícil pois a super especial estava bastante escorregadia e eu não me senti suficientemente confiante. Ainda assim conseguimos o 3º tempo entre os T2 e o 13º na geral.”.

Pensando do dia de amanhã Ricardo Porém afirma: “A verdadeira corrida começa amanha onde vamos tentar andar o mais rápido possível.”.

Amanhã os concorrentes irão disputar 2 sectores selectivos, um primeiro com cerca de 180Km’s e o segundo com cerca de 220Km’s. O primeiro concorrente vai para a estrada pelas 8 horas.

Classificação – Após Super Especial:
1º Miguel Barbosa; 2º Pedro Grancha +2,8s; 3º Filipe Campos +15,1s; … 13º (3º T2) Ricardo Porém + 35,2s.
Read more

Campeões Ricardo e Manuel Porém na Baja Portalegre 500

• Os já campeões de Portugal de T2 disputam no próximo fim-de-semana a 24ª Baja Portalegre 500, aquela que é a última jornada do campeonato

Disputa-se no próximo fim-de-semana a 24ª Baja Portalegre 500, a última prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, que tem a particularidade de contar para a Taça FIA de Bajas. Ricardo e Manuel Porém estão mais uma vez inscritos, naquela que será a prova que os consagrará campeões Nacionais de T2 em 2010. Depois de terem alcançado matematicamente o título em Castelo Branco, a dupla leiriense vai a Portalegre festejar o feito alcançado na época de estreia.

Esta é uma das duas provas internacionais que se disputa em solo português e é por isso mais longa e dura do que aquilo que é habitual no CPTT, mas é também a que mais história tem, sendo por isso considerada a prova rainha do Todo-o-Terreno português. A motivação está em alta no seio de toda a equipa, pois esta será uma corrida muito especial para os manos Porém, não só por festejarem aqui a sua primeira conquista, mas também por esta ser a prova onde se estrearam juntos no passado ano, com um UMM.

Ricardo Porém afirma que “O nosso objectivo já foi alcançado e vamos por isso encarar esta prova sem qualquer tipo de pressão.”, ainda assim o piloto vai “partir para a prova com o objectivo de vencer, pois estamos muito motivados com a conquista do Título, acrescentando o facto de esta ser a prova ‘rainha’ do Todo-o-Terreno português”.

O jovem piloto quer “fechar a época com "chave de ouro" e partilhar esse momento de festa com todos os que nos têm apoiado.”.

Espera-se uma corrida muito dura que tem um total de 405 Km’s disputados ao cronómetro. A corrida tem início na Sexta-Feira, com uma passagem pelo Prólogo, com cerca de 5,5 Km’s, a partir das 14h15.
Read more
 

Contacto

geral@ricardoporem.com

site optimizado para

Resolução 1280 x 800

Visitas