Brilhante vitória de Ricardo Porém


• Ricardo e Manuel Porém venceram a última etapa e o rali e estão agora destacados na liderança do campeonato

Terminou hoje o Rali TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech, onde os irmãos Ricardo e Manuel Porém participaram e obtiveram mais um excelente resultado, o que já tem vindo a ser habitual ao longo de toda esta temporada. A dupla apoiada pelo MaisTT entrou bem na prova, com um 3º lugar na 1ª Etapa e ao longo da corrida veio sempre a melhorar os seus tempos. Na etapa de ontem foram os segundos melhores e na etapa de hoje obtiveram a vitória no Agrupamento T2, o que lhes permitiu também vencer o Rali nesta categoria. Para além da vitória entre os T2’s o piloto alcançou ainda um espectacular 8º lugar na classificação geral e foi o 6º melhor português.

A etapa de hoje tinha apenas um sector selectivo, com cerca de 104 km’s cronometrados. Ricardo Porém tinha afirmado no dia anterior que iria lutar pela vitória no seu Agrupamento e foi isso que fez: “A especial de hoje foi esplêndida! Atacámos durante toda a especial, pois tínhamos como objectivo vencer a etapa e ficar ainda na primeira posição entre os T2’s no final do Rali ”, referiu Ricardo Porém.

Com esta brilhante actuação os manos Porém aumentaram a vantagem que tinham para o segundo classificado do campeonato, tendo agora 27 pontos de vantagem face a Edgar Condenso. Os dois jovens estão assim em muito boa posição para se sagrarem no ano de estreia campeões nacionais de T2, contudo ficam por disputar duas provas que serão decisivas.

No final da prova o piloto estava naturalmente muito satisfeito: “Dilatámos a vantagem que tínhamos no campeonato, por isso só posso estar feliz pois os nossos objectivos foram cumpridos.”, afirmou o jovem.

Segue-se agora uma longa paragem no campeonato. A dupla regressa à competição apenas em Setembro, no Rali TT Castelo Branco

Classificação Final:
1º Filipe Campos; 2º Hélder Oliveira + 19min21s; 3º Leonid Novitskiy + 26min32s; … 8º Ricardo Porém + 58min53s

T2:
1º Ricardo Porém + 1min16s;
2º Mário Dinis Lucas + 2min28s; 3º Américo Antunes + 3min37s
Read more

Ricardo Porém sobe para a 2ª posição


• Ricardo e Manuel Porém continuam a mostrar um bom nível e terminaram a etapa de hoje na 2ª posição do T2

Ricardo Porém continua a fazer uma excelente prestação neste Rali TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech e hoje rubricou o segundo melhor tempo entre os T2, o que lhe permite subir também à segunda posição no somatório das 2 etapas já disputadas. O jovem piloto terminou o primeiro sector do dia, que tinha cerca de 188 km’s cronometrados, na segunda posição e venceu a última especial, que tinha pouco mais de 14 km’s, entre o Agrupamento T2. Para além do bom resultado entre os T2’s, a dupla apoiada pelo MaisTT está ainda num fantástico 10º lugar da classificação geral.

O dia começou muito bem para os manos Porém, que entraram ao ataque e em CP1, ao km 100, eram já os líderes do agrupamento, com cerca de 1 minuto e 30s de vantagem face ao segundo classificado. A dupla ia em bom ritmo mas um erro na navegação voltou a atrasar os jovens, que perderam assim entre 5 e 6 minutos, o que os impediu de alcançar a vitória na etapa: “A especial hoje foi muito positiva. Mais uma vez cumprimos os objectivos a que nos propusemos. Entrámos ao ataque e em Cp1 tínhamos já uma boa vantagem para o segundo classificado do agrupamento, contudo um erro na navegação fez-nos perder entre 5 e 6 minutos. Foi pena, pois estávamos com um bom ritmo e penso que a vitória na etapa de hoje dificilmente nos fugiria”, referiu Ricardo Porém.

No último sector do dia o piloto conseguiu ainda vencer, mas o tempo perdido na parte da manhã seria irrecuperável em apenas 14 quilómetros. Ainda assim Ricardo Porém terminou na segunda posição, que lhe permite amealhar “importantíssimos pontos para o campeonato, pois defender a liderança e aumentar a margem para os adversários é o nosso grande objectivo”, afirmou o jovem.

O piloto está agora em 2º entre os T2’s, a apenas 1min16s de Mário Dinis Lucas e ainda na 10ª posição da geral. Para o dia de amanhã o piloto espera “impor um ritmo que nos permita terminar a prova sem problemas, mas não vamos esquecer a luta pela vitória no agrupamento”, concluiu.

Amanhã disputa-se a última etapa a contar para o CPTT, que marca também o fim da corrida para a dupla leiriense. Os pilotos percorrerão cerca de 104 km’s cronometrados, com início às 8H35.


Classificação Após 2ª etapa:

1º Filipe Campos; 2º Hélder Oliveira + 12min12s; 3º Eric Van Loon + 15min31s; … 10º Ricardo Porém + 23min43s

T2:

1º Mário Dinis Lucas; 2º Ricardo Porém + 1min16s; 3º Américo Antunes + 4min35s
Read more

Ricardo Porém ocupa a 3ª posição após 1ª etapa


• Ricardo e Manuel Porém iniciaram o “Estoril-Marrakech” com um grande andamento, num dia em que nem tudo correu bem à dupla

Teve início hoje, em Grândola, a 1ª etapa do Rali TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech, onde Ricardo e Manuel Porém defendem a liderança do agrupamento T2 no campeonato. Na parte da manhã, disputou-se um pequeno prólogo, com pouco mais de 3 km’s, onde a dupla apoiada pelo MaisTT entrou com um excelente 2º lugar no T2: “O prólogo correu como esperávamos. Impusemos um ritmo elevado, pois queríamos partir nos lugares da frente, para não apanharmos pó na parte da tarde”.

Para a parte da tarde esperavam-se mais dificuldades para os pilotos, que disputariam um sector selectivo, com cerca de 170 km’s, que se adivinhava difícil, com muita areia e onde o calor e o pó se fizeram sentir no decorrer de toda a especial. Ricardo Porém entrou muito confiante e optimista, após o bom resultado no prólogo, e mostrou desde cedo um forte andamento, contudo o jovem de Leiria acabou por perder bastante tempo nas zonas de areia e um erro no percurso fez com que os manos Porém não fossem além da terceira posição entre os T2 e da 16ª posição da geral. “Ao km 50 estávamos na frente do agrupamento, com cerca de 1 minuto de vantagem para o 2º classificado, contudo acabámos por nos perder no percurso, o que nos custou entre 3 e 4 minutos. Esta especial tinha também bastante areia, o que se revelou uma grande desvantagem para o nosso carro”, referiu Ricardo Porém, que ainda assim se mostrava satisfeito com esta pontuação, que lhe permite cimentar a liderança no campeonato: “O dia acabou por correr bastante bem, pois cumprimos o objectivo de terminar nos 3 primeiros classificados do T2. Adoptámos uma postura defensiva, pois faltam ainda 2 dias de prova onde queremos terminar e pontuar”.

O piloto acabou por ficar a apenas 1min10s do líder, Edgar Condenso e espera para amanhã “um dia bastante duro, com um longo sector, onde queremos terminar mais uma vez nos 3 primeiros”, concluiu o piloto.

Amanhã os pilotos percorrerão um Sector Selectivo com cerca de 250kms, com início marcado para as 12H15.

Classificação Após 1ª etapa:

1º Filipe Campos; 2º Eric Van Loon + 4min45s; 3º Hélder Oliveira + 5min55s; … 16º Ricardo Porém + 23min43s

T2:

1º Edgar Condenso; 2º Nuno Matos + 35s; 3º Ricardo Porém + 1min10s;
Read more

Ricardo e Manuel Porém pretendem manter a liderança


• Os actuais líderes do Agrupamento T2 irão enfrentar a mais dura e importante prova do campeonato, onde terminar todas as etapas será muito importante

Ricardo e Manuel Porém regressam à competição no próximo fim-de-semana, naquela que será a prova mais longa do campeonato, o Rali TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech. Esta corrida tem a particularidade de ter uma maior importância, no que diz respeito a pontuações para o Campeonato de Portugal, onde o piloto participa no Agrupamento T2. Os manos Porém irão disputar apenas as especiais em solo português e tentarão defender a liderança do campeonato, sabendo que esta prova é equivalente a 3 provas e retiram-se por isso 3 pontuações.

Ricardo Porém terá assim mais um grande teste, onde será importante terminar cada dia para amealhar o maior número de pontos possível e assim garantir a manutenção da liderança do agrupamento T2. Esta prova terá cerca de 540 Km’s cronometrados e o piloto irá enfrentar todos os seus principais adversários do campeonato.

Antes da prova que tem início no Estoril, Ricardo Porém afirma que irá tentar fazer “uma provar regular e terminar cada dia nos 3 primeiros do agrupamento”. O jovem piloto relembrou que “marcar pontos todos os dias é muito importante e é o que queremos fazer para defender a liderança do campeonato.”.

O jovem piloto referiu ainda que “vai ser uma prova bastante dura onde o saber gerir será fundamental. O carro está em perfeitas condições pelo que esperamos que os nossos objectivos sejam cumpridos.”.

Espera-se uma prova dura mas a dupla está bastante optimista. A corrida começa no dia 5 de Junho, com as verificações e apenas no dia 6 (Domingo) é que a corrida vai para a estrada, logo com cerca de 190 Km’s.

Fotografias: Manuel Cordeiro
Read more
 

Contacto

geral@ricardoporem.com

site optimizado para

Resolução 1280 x 800

Visitas